Apps e sites para auxiliar eleitores atingem 5 milhões de interações

Numa eleição em que o poder da tecnologia e da internet será posto à prova, cresce número de iniciativas para ajudar eleitor a conhecer os políticos

A campanha eleitoral só começa oficialmente nesta semana, mas o pleito deste ano já está sendo considerado como o mais impactado pela internet de nossa história –para o bem e para o mal. Num cenário de financiamento de campanha reduzido e pouco tempo de televisão para a maioria dos candidatos, um eventual protagonismo das redes sociaispreocupa pela facilidade com que as notícias falsas são compartilhadas e propagadas no Facebook, no WhatsApp e no Twitter.

Para uma série de iniciativas digitais, no entanto, a internet e a tecnologia podem deixar de ser as vilãs da história ao ajudarem a responder problemas da política brasileira, como o distanciamento entre os eleitores e os políticos.

Um estudo do aplicativo Poder do Voto, obtido com exclusividade por EXAME, mapeou 30 sites e aplicativos que monitoram políticos, acompanham leis e votações, ajudam na escolha de candidatos e trabalham com educação política. Segundo o “Monitor Democracia 2.0”, essas iniciativas já alcançaram pelo menos cerca de 5 milhões de interações (por meio de downloads ou visualizações das páginas) com os eleitores até junho deste ano, o equivalente a cerca de 3% do eleitorado brasileiro.

“A tecnologia está presente em todo lugar. A ideia do monitor é articular todas essas ferramentas, organizar e mostrar esse poder da sociedade civil, no qual a tecnologia está presente para responder nossas questões”, afirmou Mário Mello, CEO e fundador do Poder do Voto, em entrevista à EXAME.

Um comentário sobre “Apps e sites para auxiliar eleitores atingem 5 milhões de interações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s