Ciro gira a ‘metralhadora’

O presidenciável chama de “fraude” a estratégia do PT, ataca o golpismo e se declara, depois de Lula, o político mais progressista

Desde que o PT levou o PSB a declarar neutralidade nas eleições, o discurso de união do campo progressista sofreu forte abalo. Por onde passa, Ciro Gomes não disfarça o descontentamento com o acordo, visto como uma “punhalada nas costas”, uma manobra “inescrupulosa” de um histórico aliado.

Tardiamente, a cúpula petista tentou convencê-lo a ocupar o posto de vice na chapa encabeçada por Lula. O pedetista tomou a oferta como uma ofensa.

“Fui por 48 horas bombardeado com convites. Considerei um insulto. Estava homologado como candidato do PDT”, relata a CartaCapital. Embora seja brando ao classificar a prisão de Lula apenas como “injusta”, é veemente em afirmar que a estratégia petista de o manter candidato, mesmo sabendo da provável interdição judicial, é uma “fraude”.

Apesar do tom belicoso, Ciro defende uma aliança no segundo turno. “Não vou votar na direita, não vou fazer como a Marina Silva, que o PT empurrou para o colo deles. Quero deixar as portas abertas para encerrar essa agenda golpista, antipobre e antinacional que o governo Temer e seus aliados do PSDB representam.”

Na entrevista a seguir, o presidenciável do PDT fala sobre o seu plano para retirar os devedores do SPC, propõe a adoção de um sistema de capitalização para sanear as contas da Previdência, defende o uso de parte das reservas cambiais para abater a dívida pública, além de combater o rentismo e aumentar a tributação dos mais ricos.

Uma agenda que seria capaz de unir os interesses do setor produtivo e do trabalho, ao menos num primeiro momento. “Abro mão do heroísmo, de ser um guru da esquerda, embora, na prática, meus números indiquem que sou o mais progressista da política brasileira depois do Lula.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s