Pesquisa Datafolha, por região: em Pernambuco, Lula goleia

Datafolha: Lula disparado em Pernambuco e à frente em São Paulo, Rio e Minas. Ex-presidente fica atrás apenas no Distrito Federal e tem desvantagem na região Sul

pesquisa Datafolha Presidência região eleições 2018

Com liderança folgada segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também mostra bom desempenho nas regiões do país e nas unidades da federação incluídas no levantamento. Ele chega a 59% no Nordeste e a 45% no Norte, acima da média nacional (39%). Lidera no Sudeste, embora com margem menor, e tem situação de empate técnico no Sul, um pouco atrás, e no Centro-Oeste, um pouco à frente.

Na região Sudeste, onde se concentra 43,38% do eleitorado (69,3 milhões de eleitores), Lula tem 31%, ante 20% de Jair Bolsonaro (PSL) e 10% de Marina Silva (Rede). O paulista Geraldo Alckmin(PSDB) aparece com 9% e Ciro Gomes (PDT), com 5%.

O ex-presidente tem seu melhor desempenho no segundo maior colégio eleitoral do país – o Nordeste tem 39,2 milhões de eleitores, 26,63% do total. Segundo o Datafolha, ele atinge 59%, muito acima dos demais candidatos: 11% para Bolsonaro, 5% para Ciro e Marina e apenas 3% para Alckmin.

A região Sul, que tem o terceiro colégio (14,53%, quase 21,4 milhões de eleitores), é a única que dá alguma vantagem a Bolsonaro, que soma 28%, ante 25% de Lula. Aqui, Álvaro Dias (Pode) é o terceiro, com 11%. Depois vêm Marina, Alckmin e Ciro, com 6%, 5% e 4%, respectivamente.

Já no Norte (11,5 milhões de eleitores, 7,83% do país), o petista vai a 45%, bem à frente de Bolsonaro (20%) e Marina (12%). Ciro tem 4% e Alckmin, 3%.

No Centro-Oeste (10,7 milhões, 7,3%), a pesquisa mostra equilíbrio entre Lula (30%) e Bolsonaro (26%). Marina vem em terceiro, com 10%, seguida de Ciro, com 6%, e Alckmin, com 4%.

Entre os estados, Lula fica acima da média nacional em Minas Gerais, com 41%, e chega a 60% em Pernambuco. Cai para 31% no Rio de Janeiro e a 26% em São Paulo, tendo seu pior desempenho no Distrito Federal, com 23%.

Na capital do país, o petista perde para Bolsonaro, que soma 27%, sua melhor pontuação. O candidato do PSL vai a 19% em São Paulo e a 23% no Rio, com apenas 10% em Pernambuco e 18% em Minas.

O tucano Alckmin consegue sua melhor marca em São Paulo, mas não passa dos 14%, na terceira posição. Despenca nos demais: 5% no Distrito Federal, 4% em Minas e 2% no Rio e em Pernambuco.

Apenas na capital paulista, Lula venceria com 27% dos votos, ante 15% de Bolsonaro e 14% de Alckmin. Marina teria 9%, Ciro ficaria com 6%, e João Amoêdo (Novo), com 4%.

Sem Lula

Em um cenário sem o ex-presidente, Bolsonaro lidera no Sudeste com 22%, ante 16% de Marina e 12% de Alckmin. Ele sobe a 30% no Sul, a 29% no Centro-Oeste e a 26% no Norte, onde tem empate técnico com Marina (23%).

A candidata da Rede fica à frente no Nordeste, com 19%, ante 14% de Bolsonaro e Ciro. Pela pesquisa, ela é quem mais “herda” votos em Pernambuco, onde figura com 18%.

Já o atual vice de Lula, o ex-prefeito Fernando Haddad, com 4% na pesquisa nacional, vai

a 5% no Nordeste e no Sudeste, a 2% no Norte e no Sul e a 1% na região Centro-Oeste.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s