Facebook tem concorrência sem censura

A plataforma de mídia social Gab é a alternativa de liberdade de expressão para o Facebook e o Twitter.

Lançado em 2016, o Gab aparece na sequência de censura controversa por outras plataformas. Por exemplo, o Gizmodo revelou em maio que o Facebook rotineiramente suprimia publicacações conservadoras. Ambas as redes também baniram conservadores e libertários.

Neste contexto, o Gab visa a corrigir a séria de censura dos microblogs. A primeira página do site apresenta uma citação de Salman Rushdie afirmando “O que é liberdade de expressão? Sem a liberdade de ofender, deixa de existir.

Em relação às regras da plataforma, o CEO Andrew Torba explica:

“Acreditamos que a única forma válida de censura é a autocensura, a liberdade de um indivíduo optar por não participar. O Gab permite que os usuários autocensurem e removam seguidores, palavras, frases e tópicos indesejados que não desejam ver em seus feeds para ajudar a impedir e impedir o assédio de diferentes formas. No entanto, tomamos medidas para proteger a nós mesmos e nossos usuários contra atividades ilegais. Nossas regras são muito simples: nenhuma pornografia ilegal, uma política de tolerância zero para promover o terrorismo ou a violência, e os usuários não podem postar informações confidenciais de terceiros sem o seu consentimento. Esperamos que essas diretrizes desenvolvam horas extras e discutiremos e obteremos feedback sobre essas mudanças com a comunidade à medida que formos escalando”.

A navegação de Gab é muito parecida com a do Twitter. Os usuários podem seguir um ao outro e ver suas postagens em um único feed da sua página inicial.

Também como no Twitter, Gab apresenta um sistema de marca selo verificado utilizando para fins de identificação.

Com um escopo de regras tão limitado e um design amigável, a rede parece promissora. Nos últimos quatro dias, mais de 500 mil pessoas se inscreveram, incluindo os excluídos do Twitter Allan dos Santos e Olavo de Carvalho.

Apoio: Elizandra Silva
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s