Ventos acima de 80 km por hora em alguns estados do Brasil

Muitas áreas do país ainda podem ter temporais nesta sexta-feira. A primavera começa no sábado, 22 de setembro.

Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul voltaram a registrar chuva intensa e ventania na manhã e tarde desta quinta-feira, 20 de setembro. Algumas rajadas de vento superaram os 80 km/h. Os três estados já tinham tido temporais em parte da tarde e ou da noite da quarta-feira e assim, volumes de chuva acima dos 50 mm foram acumulados em 24 horas, entre o fim da tarde da quarta e o fim da tarde desta quinta-feira.

Rajadas de vento

As nuvens muito carregadas que se espalharam sobre o Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo provocaram rajadas de vento muito fortes, acima dos 80 km/h, além da chuva forte. Mas outros estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste também registraram rajadas fortes, acima de 65 km/h.

Confira as rajadas iguais ou acima de 70 km/h observadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia em 20/9/18, até 17 horas.

Marechal Cândido Rondon (PR): 97 km/h entre 5h e 6h

Cassilândia (MS): 85 km/h entre 15h e 16h

São Miguel do Oeste (SC): 84 km/h entre 6h e 7h

Jales (SP): 84 km/h entre 15h e 16h

Passa Quatro (MG): 78 km/h entre 12h e 13h

Novo Horizonte (SC): 76 km/h entre 7h e 8h

Paranaíba (MS): 75 km/h entre 15h e 16h

Bataguassu (MS): 74 km/h entre 9h e 10h (local)

Chapadão do Sul (MS): 72 km/h entre 14h e 15h (local)

Foz do Iguaçu (PR): 71 km/h entre 7h e 8h

Dionísio Cerqueira (SC): 70 km/h entre 8h e 9h

Volumes de chuva

Volumes de chuva acima dos 45 mm  foram acumulados no período de 24h, entre 17h do dia 19 e 17h de 20 de setembro, em vários locais do Sul do Brasil, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Os dados são do INMET

Rancharia (SP): 103,4 mm

Nova Fátima (PR): 80,0 mm

Marechal Cândido Rondon (PR): 72 mm

Juti (MS): 70 mm

Planalto (PR): 70 mm

Doi Vizinhos (PR): 58,6 mm

Joaquim Távora (PR): 50,0 mm

Maringá (PR): 50,0 mm

Presidente Prudente (SP): 48,8 mm

Paranapoema (PR): 48,6 mm

Ourinhos (SP): 45,6 mm

A enorme nuvem da foto abaixo passou sobre o Cianorte, no Paraná, na manhã de 20/9/18.

Foto: Climatempo

Foto de Igor Camacho, Cianorte (PR)

Sexta-feira de alerta no BR

sexta-feira, 21 de setembro, penúltimo dia do inverno, será com alerta para chuva e vento forte por quase todo o Brasil. Tem muito ar úmido e quente espalhado por quase todo o país, que é o ingrediente fundamental para a formação de nuvens muito carregadas, que provocam os temporais.

Nesta sexta-feira, o risco para temporais ainda é alto nos estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, nos estados do Acre, de Rondônia, Amazonas e Roraima.

O tempo seco e o sol forte predominam no Nordeste do Brasil, onde chove rapidamente pelo litoral entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Algumas pancadas de chuva ocorrem no norte e centro-oeste do Maranhão.

Início da primavera

O inverno vai terminando em temporais de primavera.  A nova estação começa oficialmente no sábado, 22 de setembro, às 22 horas e 54 minutos, pelo horário de Brasília.

No sábado, os temporais dão uma trégua no Sul, em Mato Grosso, em São Paulo, no Sul de Minas e  no Rio de Janeiro. Pancadas de chuva moderadas a fortes ainda podem ocorrer nas demais áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e sul do Pará, além do litoral do Maranhão e do Pará.

O Nordeste continua com sol forte, com previsão de chuva passageira e fraca no litoral entre o Rio Grande do Norte e o sul da Bahia, e algumas pancadas de chuva com raios no litoral do Maranhão.

No domingoprimeiro dia da primavera, os temporais retornam sobre o Rio Grande do Sul, em parte de Santa Catarina e do Paraná, estimulados por uma frente fria que avançar pelo litoral gaúcho.

O sol predomina em Mato Grosso do Sul e no Sudeste, mas pancadas de chuva moderadas a fortes voltam a ocorrer no Distrito Federal, por quase todo o estado de Goiás, em Mato Grosso, sudeste do Pará, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima, e também entre o litoral do Maranhão e do Pará.

Sol forte e tempo seco predominam no Nordeste. Tem previsão de chuva fraca no litoral entre Salvador e Natal e de chuva moderada no litoral sul da Bahia. Algumas pancadas de chuva com raios no litoral do Maranhão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s