Pernambuco lidera em eleitores indecisos

Em um intervalo de 24 horas, a capital pernambucana tem atos relacionados às candidaturas de Fernando Haddad (PT), Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes (PDT). O estado é, segundo pesquisa Datafolha divulgada há três dias, aquele com maior proporção de eleitores declarando voto em branco, nulo ou em nenhum candidato: 16% — 4 pontos percentuais acima da média nacional.

Pernambuco é também o único estado (entre aqueles para os quais o Datafolha tem recortes separados, o que inclui SP, RJ, MG e DF) onde Bolsonaro, com 17% da preferência, não lidera a disputa. Aqui, Haddad foi o citado por 24% dos consultados — veja números detalhados no fim do texto.

Diante desse cenário, mirando em públicos com perfis diferentes, os três tentam reforçar suas imagens perante o eleitorado pernambucano.

Na manhã deste domingo (23), o ato pró-Bolsonaro, que segue internado em São Paulo, ocorreu algumas horas antes de Ciro desembarcar no aeroporto de Recife/Guararapes e um dia após caminhada de Haddad no centro da cidade.

O capitão reformado do exército tenta se apresentar como a alternativa ao Partido dos Trabalhadores. Haddad trabalha para herdar os votos de Lula, e Ciro se oferece como opção aos que não querem a polarização.

Hoje pela manhã, a campanha de Bolsonaro promoveu uma caminhada na praia de Boa Viagem, em Recife. Com camisetas verdes e amarelas, os simpatizantes do candidato do PSL acompanhavam um trio elétrico ao som de Jesus Cristo, de Roberto Carlos, o Hino Nacional, além de palavras de ordem contra o comunismo.

O presidente licenciado do PSL, Luciano Bivar (PE), afirmou ao UOL que os presentes querem alguém que “renove o Brasil em prol da família, cultura, educação e contra a corrupção”.

Questionado sobre o fato de Bolsonaro aparecer em segundo lugar no estado atrás de Haddad, ele disse não acreditar nos levantamentos.

“Nossa opinião é que Bolsonaro já virou. As informações das pesquisas são coisas do passado”, falou, entre pedidos de selfies e abraços.

À tarde, Ciro Gomes chega a Recife para encontrar estudantes em um colégio católico. Ele será acompanhado do candidato a deputado federal Túlio Gadêlha (PDT), namorado de Fátima Bernardes. Depois, seguirão para o comitê de Gadêlha para um ato com militantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s