Bancada de Moro X bancada dos réus

Com a nomeação de Sergio Moro para o Ministério da Justiça, o juiz, que até agora era responsável pela Operação Lava Jato, vai assumir uma nova missão: a de articulador no Congresso. Se por um lado existe uma legião de parlamentares que pretende pegar carona na popularidade do magistrado e, dessa forma, apoiar as medidas que serão sugeridas por Moro, de outro lado há uma ala de parlamentares que são alvos das suas investigações e pretendem exercer forte resistência às propostas moralizadoras no Congresso.

Atualmente, parlamentares ligados à área de Segurança Pública já iniciaram conversas na Câmara para apoiar as medidas de combate à corrupção que serão encaminhadas por Moro. Dentro dessa bancada, há parlamentares de vários partidos como o PSL, do presidente eleito Jair Bolsonaro; PSDB; DEM; PPS; PSC e até mesmo de partidos da esquerda propositiva, como o PDT e PSB. A estimativa é que a bancada de apoio a projetos de combate à corrupção no Congresso tenha, pelo menos, 250 parlamentares já garantidos.

Durante a semana, Moro já iniciou as primeiras conversas com alguns desses parlamentares. O juiz pretende trabalhar em parceria com o Congresso para endurecer ainda mais o Código Penal. ISTOÉ apurou que entre as medidas defendidas por Moro estão, por exemplo, a possibilidade de procuradores negociarem penas e o endurecimento das regras de progressão para detentos. A priori, a ideia é tirar da gaveta o pacote de medidas de combate à corrupção idealizado pelo MPF que foi desfigurado na Câmara e que agora sofrerá aperfeiçoamentos pelo novo ministro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s