Economia circular propõe nova fórmula para produção e negócios

Com base no ciclo da natureza, conceito preconiza a reutilização e a transformação do que iria para o lixo em matéria-prima.

Segundo estudo, até 2050 poderá haver mais plastico do que peixes nos mares e oceanos

Desde a eclosão da Revolução Industrial, no século 19, a cadeia produtiva se baseou em três pilares: criação, uso e o descarte. O chamado sistema linear impulsionou a economia mundial por meio da agilidade na produção e consumo. Porém, refletiu na exploração desenfreada de recursos naturais e um incalculável passivo ambiental e social.

As consequências deste modelo são visíveis em todo o Planeta, desde a formação de imensas ilhas de plástico nos oceanos ao esgotamento dos aterros sanitários nas áreas urbanas.

Foi observando o sentido natural do ecossistema que se desenvolveu a ideia da economia circular. Assim, como um organismo vivo se decompõe e gera energia e meio para a criação de outro, o conceito preconiza a reutilização dos produtos, transformando aquilo que iria para o lixo como matéria-prima para o desenvolvimento de algo novo.

É uma mudança não apenas na forma se de produzir, mas também na comercialização. Além do princípio da reciclagem, a economia circular incentiva a reutilização de algo já pronto, como frascos plásticos, restos de tecido, componentes eletrônicos, entre outros materiais.

“A economia circular olha do ponto de vista de gerar e regenerar o valor do capital natural, e não extrair esse valor. É uma economia regenerativa por princípio”, afirma Luísa Santiago, representante da Fundação Ellen MacArthur, entidade pioneira na disseminação do modelo no mundo.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s