Para antecipar aposentadoria, jovens optam por vida modesta

Eles são parte de um movimento cada vez mais popular: o FIRE, ‘financial independence, retire early’ (ou independência financeira, aposente-se cedo)

“Eles fizeram o que todos os britânicos faziam na época”, diz ele, “casa grande, grande hipoteca”.

Pouco depois, veio uma grande recessão e as taxas de juros subiram para 17%. Como resultado, seus pais não tiveram outra opção senão cortar gastos: os dias de férias terminaram.

O pai de Whiter parou de comprar cerveja e passou a fazer sua própria. E a atitude do homem em relação ao dinheiro mudou para sempre: “Foi assustador dever muito dinheiro ao banco”, diz ele.

Whiter prometeu a si mesmo que nunca acabaria na mesma situação que a dos seus pais.

Ele se formou em Economia e começou a trabalhar como contador. Acabou se especializando em educação financeira e atuou na área por 20 anos.

Mas, apesar de seu salário ter se distanciado das 12,5 mil libras que ganhava logo após se formar, seu estilo de vida continuou espartano.

Por mais de duas décadas, Whiter fez questão de economizar pelo menos metade do seu salário todos os meses para a aposentadoria. Além disso, qualquer renda extra que ganhava ia diretamente para sua poupança.

Ele andava de bicicleta até o escritório em vez de pegar o metrô, além de reduzir seu consumo de álcool.

Mas foi apenas um ano antes de se aposentar que ele conheceu Money Mustache, um blog escrito pelo canadense Peter Adeney, uma celebridade entre os jovens aposentados.

Whiter percebeu que havia sido inconscientemente parte de um movimento que vem se tornando cada vez mais popular entre os trabalhadores mais jovens do mundo.

Chama-se FIRE, o acrônimo em inglês para financial independence, retire early (ou independência financeira, aposente-se cedo, em tradução livre).

FIRE
Funciona mais ou menos assim: os adeptos desse estilo de vida vivem o mais austeramente possível, economizando metade de sua renda ou mais entre os 20 e os 40 anos.

O objetivo é se aposentar antes dos 50 anos de idade.

Muitos devotos do FIRE, contudo, não planejam passar seus 50 anos jogando baralho ou viajando em cruzeiros.

Trata-se de independência financeira: o objetivo é ter uma poupança suficiente e viver da maneira mais simples.

Assim, eles podem se dedicar a fazer algo mais do que buscar mais dinheiro ou batalhar por promoções no trabalho, ou se preocupar em pagar ao banco uma grande hipoteca.

Embora essas ideias existam há algum tempo, as redes sociais permitiram que o movimento realmente se consolidasse na última década.

Atualmente, milhares de pessoas em todo o mundo assinam podcasts (um dos mais populares é o Firedrill), acompanham blogs e participam de fóruns de discussão sobre como viver uma vida austera.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s