A farsa dos suplementos

O mais importante estudo feito até hoje sobre os suplementos de vitamina D e de ômega-3 mostra que eles não protegem nem de câncer nem de infarto


Em uma mesma tarde, durante o Congresso da Associação Americana do Coração, nos EUA, realizado recentemente em Chicago, foram derrubadas duas grandes teses que, nos últimos anos, integraram a lista das recomendações médicas para a prevenção do câncer e das doenças cardiovasculares. Diante de um auditório lotado, pesquisadores americanos anunciaram a conclusão de um estudo que analisou o impacto protetor do consumo de suplementos de vitamina D e de omega-3 contra as enfermidades. Para a surpresa de todos, nenhum dos dois tem o efeito esperado. Nem a vitamina D protege contra o câncer nem o ômega-3 reduz o risco de infarto e de acidente vascular cerebral . “Ficamos perplexos com os resultados negativos”, afirmou à ISTOÉ o médico Clifford Rosen. do Maine Medical Center Research Institute e co-autor do editorial sobre o tema publicado na última edição do The New England Journal of Medicine. “Não há repercussão alguma. Esta é a mensagem que as pessoas devem guardar.”

É compreensível a perplexidade da comunidade médica. Há anos, os suplementos tornaram-se uma febre cujo consumo era embasado em trabalhos científicos, é verdade, mas nenhum com a dimensão do que acaba de ser divulgado. Pela solidez de sua metodologia, o estudo alcança o padrão ouro da medicina. Patrocinado pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA – onde se desenvolvem algumas das pesquisas mais importantes do mundo -, o levantamento envolveu 25,8 mil adultos, acompanhados durante cinco anos e divididos de forma a testar com precisão a eficácia das cápsulas.

Base: IstoÉ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s