70% dos deputados eleitos tipificação caixa 2 como crime

Levantamento exclusivo mostra que apenas 7% são contra; 3% preferiram não se posicionar sobre a questão. Outros 20% não responderam ao questionário aplicado pelo G1.

  • Favoráveis a tornar caixa 2 crime: 360 (70%)
  • Contra tornar cyaixa 2 crime: 37 (7%)
  • Não quiseram responder a essa pergunta: 15 dos 412 que responderam ao questionário

Caixa 2 — Foto: Alexandre Mauro/G1

Atualmente, não existe o crime específico de caixa 2, que é uma contribuição que entra na campanha dos candidatos, mas não é declarada formalmente à Justiça Eleitoral. O político que faz uso desse instrumento pode ser punido por falsidade na prestação de contas, com pena de até cinco anos de prisão. A maioria da Casa concorda, portanto, em alterar a legislação para tornar o caixa 2 um crime penal, e não apenas eleitoral.

10 medidas anticorrupção

No início do mês, o futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou em um pronunciamento à imprensa, em Brasília, que o governo Jair Bolsonaro pretende resgatar o pacote anticorrupção apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) que foi desfigurado pelos deputados em 2016 e “inserir coisas novas”.

Uma tipificação específica para o caixa 2 foi incluída entre as 10 medidas contra corrupção propostas pelo Ministério Público Federal no projeto de iniciativa popular com mais de 2 milhões de assinaturas.

Das 10 medidas originais apresentadas pelos procuradores da República, só quatro foram mantidas pela Câmara em 2016, e com modificações. A tipificação do caixa 2 como crime foi uma das quatro propostas aprovadas pela Câmara.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s