150 nações da ONU aprovam o Pacto Global para Migração

O controverso pacto migratório das Nações Unidas foi aprovado nesta segunda-feira. Críticos acusam o documento de interferir na soberania das nações.

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade de Marrakech, no Marrocos.

A aprovação foi por aclamação durante a sessão plenária presidida pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres; a presidente da Assembleia Geral da ONU, María Fernanda Espinosa, e Nasser Burita, o ministro das Relações Exteriores do Marrocos.

Algumas nações se negaram a assinar o pacto e expressaram suas desconfianças sobre o texto, sobretudo aqueles receptores de emigrantes, como Austrália, Chile, Itália, Israel e um grande grupo de nações centro-europeias. Enquanto os Estados Unidos se opuseram a ele desde o início.

Durante seu discurso, Guterres lembrou que o pacto “não é um tratado” e que “não é juridicamente vinculativo”, deixando as portas abertas para que o assinem futuramente.

A lista completa dos votos ainda não foi divulgada pelas Nações Unidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s