Acordo do Brexit ‘livra a pele’ da premiê britânica

O acordo que não morreu de véspera. Com vitória em votação no Parlamento que poderia tirá-la do cargo, premiê britânica consegue um respiro para continuar lutando por sua versão do Brexit
Ao contrário do peru da ceia de Natal, que morre de véspera, o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia talvez sobreviva até o final do ano. Em meio a fortes divisões dentro de seu partido, sua negociadora, a premiê britânica Theresa May, ganhou um pequeno respiro para seu governo. Na noite de quarta-feira 12, ela venceu, com 63% dos votos, uma moção de confiança convocada pelo Partido Conservador, do qual faz parte.

Na prática, a primeira-ministra não poderá ser desafiada novamente pelos deputados durante um ano. Isso não significa, no entanto, que será um período isento de tribulações. Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, de oposição, divulgou uma declaração sobre o resultado que bem reflete os desafios que a premiê terá de enfrentar daqui pra frente. “O voto desta noite não faz diferença”, disse ele, que a desafiou a colocar sua proposta do Brexit para votação no Parlamento britânico. “A primeira-ministra perdeu a maioria no parlamento, seu governo está um caos e ela é incapaz de entregar um acordo de saída que funcione para o país e coloque os empregos e a economia em primeiro lugar”, disse Corbyn.

Jacob Rees-Mogg, do Partido Conservador, responsável por liderar o voto contra May, por sua vez, disse que a moção teve um “resultado terrível para a primeira-ministra” e pediu que ela deixasse o cargo. May, porém, em seu discurso, não mostrou intenção de renunciar. “Depois dessa votação, agora precisamos continuar com este trabalho de entregar o Brexit à população britânica”, disse ela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s