Desafio dos 10 anos: da brincadeira à paranoia

Desafio dos 10 Anos nas mídias sociais chama atenção para o risco de expor dados pessoais sem saber como serão usados pelas empresas de tecnologia

Tudo parecia apenas uma brincadeira, mas foi crescendo e virou uma discussão séria sobre sociedades controladas e vigilância permanente dos indivíduos. De uma hora para outra, o Desafio dos 10 anos (#10YearChallenge), que estimula as pessoas a colocar duas fotos suas lado a lado, uma de 2019 e outra de 2009, virou uma espécie de armadilha digital e criou uma paranoia de uso indevido de dados nas redes sociais. Quem chamou atenção para o assunto foi a escritora especializada em tecnologia Kate O´Neill, num artigo na revista Wired. Segundo ela, ao postar as fotos comparativas de dois tempos os usuários talvez estejam facilitando o desenvolvimento de softwares de reconhecimento facial pelo Facebook e pelo Instagram e definindo padrões de mudança na aparência que podem tornar as máquinas cada vez mais eficientes para reconhecer rostos e prever como a pessoa irá envelhecer. A atividade fez pensar se ingenuamente os usuários estão ajudando grandes corporações a melhorar seus algoritmos para identificação biométrica e progressão de idade.

Padrões de envelhecimento

“O Desafio dos 10 anos é só um jogo, mas ajuda a gente a pensar sobre o que acontece com o que publicamos nas redes sociais e mostra que aquilo que postamos pode ser utilizado para várias finalidades, inclusive para desenvolver algoritmos mais complexos”, afirma o advogado Carlos Affonso de Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e professor da UERJ. “Quando discutimos reconhecimento facial com foco em padrões de envelhecimento estamos pensando na identificação das pessoas no futuro, com uma nova aparência, e isso pode ter grande valor tanto para empresas como para governos e forças de segurança”. O problema é que os usuários das redes sociais não sabem que tipo de uso sua informação biométrica poderá ter. Eles estão expostos e não há transparência suficiente das empresas para saber como seus dados estão sendo usados e serão usados no futuro.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s