Depoimentos citam gambiarras no alojamento do Flamengo

Uma reportagem do programa “Fantástico”, da TV Globo, veiculada neste domingo (10), afirmou que um dos sobreviventes do incêndio que matou 10 jovens jogadores no centro de treinamento do Flamengo citou em depoimento à polícia uma “gambiarra” em um aparelho de ar-condicionado do local. Segundo as investigações, a origem das chamas aconteceu em um aparelho do mesmo tipo. Não ficou claro se o ar-condicionado citado no depoimento é o mesmo envolvido na tragédia.

Segundo esse depoimento, o aparelho de ar-condicionado seria menor do que o buraco na parede. O espaço que sobrou teria sido preenchido com pedaços de madeira, plástico bolha e espuma. De acordo com Moacyr Duarte, especialista em segurança ouvido pela reportagem, essa situação pode ter contribuído para que o ar entrasse por frestas na parede e alimentasse as chamas.

“Esse tipo de ar-condicionado tem a parte do condensador fora do ambiente, ele passa exatamente sobre o sanduíche do material isolante. Temos um acabamento padrão de alumínio, que tem característica de resistência de passagem de calor. Se não houvesse isso ou se tiver a possibilidade da chama gerada entrar em contato com o material que está dentro do sanduíche, o que vai acontecer é que vai estabelecer uma queima semelhante a um forno de carvão. Ou seja, uma queima com muito pouco ar”, explicou ele.

“À medida que vai tendo a evolução da linha de queima para cima, você vai puxando o ar pelas frestas. Isso vai alimentando aquela combustão lenta até que, quando chegar na extremidade da junção de placa, o próprio calor gerado começa a dilatar as frestas e o ar entra”, completou.

As paredes do alojamento onde estavam dormindo os adolescentes eram feitas de duas placas de metal e, entre elas, um isolante térmico e cáustico, a espuma de poliuretano. Ao queimar, esse material, que é o mesmo envolvido na tragédia da boate Kiss no Rio Grande do Sul, em 2013, libera o gás cianeto, uma substância extremamente tóxica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s