Depressão tem Spray Nasal aprovado nos EUA

EUA aprova spray nasal contra depressão sob controvérsias

Destina-se a pacientes com depressão que são resistentes ao tratamento aos medicamentos convencionais, mas faltam estudos sobre a droga.

O spray de nome Spravato, da Johnson & Johnson, foi aprovado esta semana pela agência de controle de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, a FDA (da sigla em inglês). A nova droga demonstrou ter efeitos perceptíveis dentro de duas horas e durando até duas semanas, além de reduzir pensamentos suicidas em apenas 24 horas. Seu princípio ativo é a esketamina, uma variação molecular da cetamina, e já vem sendo usada como anestésico e antidepressivo intravenoso em hospitais e também como droga recreativa.

A liberação do remédio vem recebendo duras críticas por estar baseada em um único estudo. Na maioria dos casos, é necessário um mínimo de dois testes bem sucedidos antes de se aprovar um medicamento. Seu mecanismo de ação não está totalmente compreendido, daí a apreensão de alguns setores em torno da decisão da FDA. Afinal, a cascata de efeitos da droga ainda não foi revelada, razão pela qual ainda há muita apreensão em torno de seu uso como medicamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s