Contrato com CBF confirma que patrocinadora opinava na escalação da seleção

Um contrato da CBF assinado na gestão de Ricardo Teixeira dava a uma empresa a garantia de que a seleção só jogaria com seu time “profissional principal” nas eliminatórias da Copa-2018.

Outros acordos davam garantias iguais em relação a amistosos e aos superclássicos com a Argentina. Esse documento nunca foi posto em prática e expirou, mas seu texto deixa claro que Teixeira se comprometeu a aceitar interferência na escalação da seleção em eliminatórias que são consideradas pela Fifa como jogos de Copa do Mundo.

A CBF nega que qualquer contrato tenha influência em convocações e escalações da seleção. Não respondeu, no entanto, sobre o texto do acordo alegando cláusulas de confidencialidade. Não é a primeira vez que um documento assinado da confederação dá poder a um parceiro para interferir no time brasileiro, o que já ocorreu com acordo com a ISE (International Sports Events). Assinado em fevereiro de 2012, o contrato entre a CBF e a Full Play cedia à empresa o direito exclusivo de negociação dos contratos de televisão no Brasil das eliminatórias, amistosos e superclássicos. Como a CBF não cumpriu o acordo, a empresa processou a confederação no final de 2018 e exige 40% dos valores dos contratos com a Globo.

A Full Play é uma empresa acusada de pagar propina a dirigentes sul-americanos, entre eles o próprio ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira. Embora não tenham cumprido o acordo, os sucessores de Teixeira na confederação, José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e Coronel Nunes, nunca o questionaram pelos contratos, nem foram para a Justiça para discutir a sua legalidade.

Base: https://rodrigomattos.blogosfera.uol.com.br/2019/03/16/contrato-da-cbf-tinha-exigencia-sobre-escalacao-da-selecao-em-eliminatorias/?utm_source=chrome&utm_medium=webalert&utm_campaign=esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s