Golpe do Whatsapp rouba linha e ameaça parentes de usuários

Golpe rouba linha de celular para usar dados e WhatsApp da vítima.

Vítima teve linha desabilitada, enquanto era realizada transferência bancária e disparo de mensagem pedindo dinheiro aos contatos do aplicativo.

Uma fraude de telefonia móvel tem se tornado cada vez mais comum no país. Golpistas roubam a linha de celular, entram em aplicativos de trocas de mensagens, se passam pelas vítimas e enviam mensagens aos amigos que estão na lista de contatos para pedir dinheiro.

Ao R7, uma das vítimas conta que teve um prejuízo de aproximadamente R$ 8 mil. Amigos caíram no golpe e fizeram a transferência bancária. As vítimas pediram sigilo à reportagem e, por isso, aparecerão com nomes fictícios para que as identidades sejam preservadas.

“Na segunda à noite [1º de abril], saí de casa e, do nada, meu telefone ficou sem sinal. Resetava a rede móvel, tirava o chip e o sinal não voltava. Depois de um tempo, consegui me conectar pelo Wi-Fi e percebi que estava acontecendo alguma coisa de diferente”, relata um cliente da operadora Claro.

A princípio, João pensou que se tratava de algum vírus. Porém, como o sinal não voltava, entrou em contato com a operadora de telefonia móvel e, para sua surpresa, descobriu que a linha não estava mais em seu nome e constava no CPF de uma outra pessoa.

“Liguei lá para contar o que estava acontecendo e a atendente falou que o número não estava no meu nome. Expliquei que a linha era minha há nove anos, mas meu número estava no nome de outra pessoa. Foi aí que percebi que era uma coisa mais grave.”

Ainda sem sinal, João decidiu, então, passar em uma loja da Claro para relatar o incidente. “Fiz todo o procedimento e só depois disso fui para casa. Foi só aí que descobri que nesse meio tempo os golpistas estavam se passando por mim”, contou. “Dois amigos caíram na história que eles inventaram e transferiram o dinheiro.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s